A ICONE, em parceria com outras entidades, dinamiza junto das empresas e empresários projetos de formação-ação financiados, em grande parte, pelos Fundos Comunitários.
Os projetos de formação-ação têm como finalidade melhorar o desempenho das empresas, aumentando a sua eficiência operacional, produtividade e rentabilidade, ao mesmo tempo que promove o aumento das competências dos seus colaboradores.
O financiamento destes Projetos Conjuntos é assegurado a 90% pela Autoridade de Gestão do POCI (COMPETE 2020), sendo uma oportunidade única para as empresas poderem aceder a serviços especializados de formação e consultoria.
O programa de formação-ação para PME tem mais de duas décadas de existência e conta com muitos milhares de empresas intervencionadas de forma bem sucedida. É o programa de consultoria e formação com maior sucesso nos vários quadros comunitários e prova disso é a sua manutenção como escolha estratégica ao longo dos anos.
Participar num projeto de formação-ação afigura-se como uma escolha acertada para as empresas, pois permite beneficiar de diversas vantagens:
- Ganhar uma vantagem competitiva sobre a concorrência;
- Beneficiar de serviços de formação e consultoria especializada de elevada qualidade com financiamento de 90% a fundo perdido e custos máximos totalmente controlados e definidos;
- Desenvolver intervenções totalmente ajustadas às necessidades das empresas, ao longo de 12 meses;
- Formar e capacitar os recursos humanos das empresas com o objetivo de melhorar a produtividade, eficiência e rentabilidade da empresa;
- Contactar com outras empresas nos momentos de formação interempresas, permitindo explorar e capitalizar oportunidades de “networking” e apreender com outras experiências e realidades;
- Beneficiar do acompanhamento e da monitorização de uma estrutura de apoio que garante a qualidade das intervenções.
Neste momento, encontram-se a decorrer os seguintes projetos de formação-ação:

Projeto de Formação-Ação MOVE PME
Promovido pela AIP/CCI, comparticipa a fundo perdido 90% do investimento por parte de micros, pequenas e médias empresas, assim como de empresários, nas seguintes áreas de intervenção:
- Organização e Gestão;
- Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação ou outros);
- Internacionalização;
- Capitalizar: otimização de recursos financeiros;
- Economia digital e Tecnologias de Informação e Comunicação;
- Gestão da Inovação;
- Gestão Estratégica (apenas direcionado a empresários/as);
- Indústria 4.0.
A carga horária do projeto, bem como a sua distribuição pela componente de formação e pela componente de consultoria, depende da dimensão da empresa, acontecendo o mesmo com o valor a pagar por cada empresa participante.
No que diz respeito à componente de formação, dependendo da dimensão da empresa, a mesma poderá comportar apenas formação interempresas (no caso de empresários e micro empresas), formação interempresas e formação intraempresas (no caso de pequenas empresas) ou apenas formação intraempresas (no caso das médias empresas).

Projeto de Formação-Ação MELHOR TURISMO 2020
Promovido pela CTP – Confederação do Turismo de Portugal, comparticipa a fundo perdido 90% do investimento por parte de micros, pequenas e médias empresas nas seguintes áreas de intervenção:
- Capitalizar: otimização de recursos financeiros;
- Economia digital;
- Gestão de empresas turísticas;
- Indústria 4.0.
A distribuição das horas de formação difere consoante a tipologia:
- Para o ciclo Gestão de Microempresas, a componente de formação teórica funcionará
exclusivamente em regime de workshops, com até 3 formandos por empresa. As empresas
participantes farão duas intervenções obrigatoriamente:- Capitalizar – otimização de recursos financeiros: 36 horas de consultoria + 24 de formação
- Economia digital: 36 horas de consultoria + 24 de formação
- Para o ciclo Temático a componente de formação teórica será ministrada exclusivamente em
ambiente intraempresa e será na área de intervenção:- Gestão de empresas turísticas: 50 horas de consultoria + 75 de formação
- Capitalizar – otimização de recursos financeiros: 50 horas de consultoria + 75 de formação
- Economia digital: 50 horas de consultoria + 75 de formação
Processo de Inscrição
Caso tenha interesse em saber mais acerca de algum dos projetos apresentados, nomeadamente quais os requisitos de acesso, basta preencher e submeter o formulário.
De seguida, a equipa ICONE BUSINESS entrará em contacto no sentido de lhe fornecer toda a informação necessária, assim como a Ficha de Inscrição.