Curso Intodutório - DIR / Floortime 101
O Floortime 101 é um curso introdutório que se concentra no método de intervenção terapêutica conhecido como Floortime. Este método foi desenvolvido pelo psiquiatra infantil Stanley Greenspan e é uma abordagem amplamente utilizada em crianças com distúrbios do desenvolvimento, especialmente no espectro do autismo.
O modelo DIR é uma abordagem baseada em evidências eficaz para o desenvolvimento humano. É considerada uma abordagem respeitosa que permite que cada pessoa se desenvolva no contexto da sua identidade autêntica.
No recente projeto AIM 2020 (Autism Intervention Meta-Analysis), publicado no Boletim Psicológico da American Psychological Association, foi constatado que abordagens de desenvolvimento possuem evidências mais sólidas para apoiar sua eficácia em comparação às abordagens comportamentais.
De uma forma geral os estudos realizados a esta abordagem identificam melhorias estatisticamente significativas no Desenvolvimento funcional das crianças e na própria relação e comunicação entre pais e filhos.
Neste curso introdutório, os/as formandos/as aprendem sobre os princípios fundamentais do floortime, abordando a construção e fortalecimento dos relacionamentos emocionais com as crianças, como usar as brincadeiras interativas como base para o desenvolvimento e como adaptar as atividades para direcionar para as necessidades individuais de cada criança.
O curso 101 fornece uma base teórica sobre o modelo DIR/Floortime, sendo um pré-requisito obrigatório para ingressar no curso 201 que habilita o profissional como praticante DIR/Floortime.
20 e 27 de julho
12 horas
das 13h às 19h
Presencial
Terapeutas Ocupacionais, Terapeutas da Fala, Psicólogos, Psicomotricistas, Musicoterapeutas, Pediatras, Pedopsiquiatras, Enfermeiros (área de Pediatria), Piscopedagogos, Professores, Educadores de Infância, Cuidadores.
Regime presencial
Escolaridade mínima obrigatória, aferida de acordo com a data de nascimento; idade igual ou superior a 16 anos, devendo os menos de idade ser acompanhados pelo tutor legal.
Licenciada em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde – Instituto Politécnico do Porto (2009). Mestre em Atividade Física Adaptada pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (2014). Pós-graduação em Integração Sensorial de Ayres® pela Escola Superior de Saúde de Coimbra. Expert Training Leader/ Practitioner no Modelo DIR / Floortime® pelo ICDL – International Council on Development and Learning. Formação complementar na área da Perturbação do Espectro de Autismo, Práxis, Disfunção de Integração Sensorial. Prática na avaliação e intervenção em contexto clínico na área pediátrica. Supervisora Clínica do projeto Espaço de Desenvolvimento Infantil – DIR/Floortime® creditado pelo ICDL. Envolvida no projeto de tradução e validação do instrumento FEAS – Functional Emotional Assessment Scale.
Vem crescer connosco, temos todas as ferramentas ao teu dispor
Partilhe conhecimento!
Ao navegar, estará a consentir a sua utilização. Concordo Política de Cookies