✓ Equivalência ao 12º ano
✓ Qualificação Europeia Nível 4
✓ Estágio integrado
✓ Apoios financeiros IEFP
3 850 horas
1 500 horas
Nível 4
Outubro 2026
PORQUÊ ESTE CURSO?
Concluis o 12.º ano de escolaridade sem frequentar o ensino secundário regular.
Um percurso mais prático e direto.
Obténs a Qualificação Europeia de Nível 4, reconhecida em Portugal e em toda a União Europeia.
Estágio integrado de 1.500h em unidades de saúde de referência.
Aprendes fazendo, lado a lado com profissionais.
Enquanto te formas, beneficias de apoios sociais pelo Sistema de Aprendizagem IEFP:
✓ Bolsa de Material
✓ Bolsa de Profissionalização
✓ Subsídio de Alimentação
✓ Despesas de Transporte
✓ Despesas de acolhimento (se aplicável)
PLANO DE ESTUDOS
O curso está organizado em quatro componentes de formação, distribuídas ao longo de três períodos.
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O mercado de trabalho na área da saúde está em crescimento. Com esta qualificação, tens acesso a uma ampla variedade de contextos profissionais.
Hospitais Públicos e Privados
Unidades de Cuidados Continuados
Centros de Saúde e Clínicas
Serviços de Apoio Domiciliário
Lares e Centros de Apoio à Terceira Idade
Fisioterapia, Massagem e Reabilitação
SISTEMA DE APRENDIZAGEM
O Sistema de Aprendizagem é um percurso de educação e formação, gerido pelo IEFP, especialmente desenhado para jovens que preferem aprender fazendo, alternando formação em sala com prática em contexto real de trabalho.
É ideal para quem quer entrar no mercado de trabalho com uma qualificação sólida, sem abdicar da equivalência escolar ao 12º ano.
Submetes o teu pedido de informação. A nossa equipa contacta-te para esclarecer dúvidas e orientar a candidatura.
Frequentas as aulas nas quatro componentes de formação com formadores especializados.
Realizas o estágio supervisionado em unidades de saúde, acumulando experiência profissional real.
No final, recebes o diploma de Técnico/a Auxiliar de Saúde (Nível 4 QNQ/QEQ) e a equivalência ao 12º ano.
PERGUNTAS FREQUENTES
Podem candidatar-se jovens com o 9º ano de escolaridade completo (ou equivalente) e idade até 29 anos. O processo de candidatura é feito através do IEFP em articulação com a entidade formadora.
O curso tem uma duração de 3 períodos letivos, com um total de 3 850 horas, incluindo 1 500h de estágio em contexto de trabalho. O início está previsto para setembro de 2026.
O Sistema de Aprendizagem do IEFP prevê um conjunto de apoios: bolsa de material, bolsa de profissionalização, subsídio de alimentação, despesas de transporte e, se aplicável, despesas de acolhimento. Os valores são definidos pelo IEFP e atualizados anualmente.
Sim. A ICONE assegura a colocação dos formandos nos locais de estágio (unidades de saúde parceiras) e acompanha todo o processo de Formação em Contexto de Trabalho com supervisão pedagógica regular.
Sim. A equivalência ao 12.º ano permite o acesso ao ensino superior através dos mecanismos legais previstos. A qualificação de Nível 4 é reconhecida no Quadro Nacional de Qualificações e no Quadro Europeu de Qualificações.
TESTEMUNHOS
Gostei muito de frequentar este Curso! Foram todos impecáveis comigo, desde a administração aos formadores. Continuem apostar na área da saúde, o país precisa de profissionais qualificados e a Iconefile faz um bom trabalho! Muito obrigada por tudo!
Finalista Curso TAS (SAP6)
Grande "escola", pessoal impecável e a quem devo muito, sinto-me grato por tudo o que fizeram por mim ao longo destes quase 3 anos.
Finalista Curso TAS (SAP6)
Agradeço a todos os formadores, colaboradores e direção, é uma ótima escola, com excelentes pessoas. obrigada por tudo! mesmo 🙂
Finalista Curso TAS (SAP6)
Agradeço à Iconefile por tudo, é uma excelente escola. Ajuda os seus alunos não só a nível escolar, mas também a nível pessoal. Gostei muito de estar aqui, são pessoas super fantásticas. O curso é muito rico e diversificado. Nunca vou esquecer!
Finalista Curso TAS (SAP6)
Uma maravilhosa escola que me permitiu evoluir bastante, sobretudo como pessoa. Agradeço a todos incluindo à diretora pelo facto de serem sempre super acessíveis! Recomendo!
Finalista Curso TAS (SAP6)
Gostei muito desta escola e de todos os docentes. Experiência única na vida! beijos e abraços!
Finalista Curso TAS (SAP6)
Obrigada por me terem dado a oportunidade de viver esta aventura com todos vocês. Foi uma experiência incrível a todos os níveis. Espero que a Iconefile continue com todo este sucesso pois bem merece. O meu obrigada!
Finalista Curso TAS (SAP7)
Quero agradecer à Iconefile por tudo o que nos ensinou e pelo apoio que nos deram. Foi um curso muito intenso e muito educativo. Foram cerca de dois anos e meio muito felizes, onde crescemos tanto como profissionais como pessoas.
Finalista Curso TAS (SAP7)
Ter estudado na Iconefile foi um prazer, pois tudo o que sei hoje foi graças a esta equipa. Fiz novas amizades, com pessoas de várias idades, tive momentos bons e menos bons, mas no final todos contribuíram para me tornar na pessoa que hoje sou. Passados estes quase 3 anos só tenho agradecer à Iconefile pela oportunidade que me deu. Obrigada
Finalista Curso TAS (SAP7)
Parece que ainda ontem começou e quando dei por mim já estava no exame final! Para mim o curso Técnico Auxiliar de Saúde foi mais que um curso, foi um objetivo cumprido. um objetivo que foi cumprido com o apoio da Iconefile, dos seus profissionais e claro dos meus colegas da turma SAP7. Vou guardar todos os momentos destes últimos 3 anos e levar essas memórias e aprendizagem para o resto da vida pessoal e profissional. Obrigada Iconefile
Finalista Curso TAS (SAP7)
Obrigada Iconefile, nestes dois anos e meio conseguiram fazer de mim uma mulher, devo-vos muito por isso, por me terem "aturado" e não terem desistido de mim, mesmo quando eu já desistira. Continuem com o vosso ótimo trabalho e ajudem mais pessoas a conseguir seguir o seu caminho e os seus sonhos. Beijinhos
Finalista Curso TAS (SAP7)
O que aprendi durante estes dois anos? matéria, trabalho...e como me tornar numa excelente pessoa! Não sei como posso agradecer, mas posso referir o quanto isto fez mudar a minha vida. Conheci novas pessoas e aprendi a respeitá-las, inclusive a respeitar-me a mim. Obrigada por acreditarem em mim, pela oportunidade, confiarem nas minhas capacidades e "obrigarem-me" a deixar de ser preguiçoso! nunca vos esquecerei!
Finalista Curso TAS (SAP8)
Um agradecimento enorme à escola que me formou tanto pessoal como profissionalmente e à equipa fantástica que aqui trabalha. A Iconefile foi a minha casa durante dois anos e meio e nunca esquecerei a forma como me acarinharam. Para sempre no meu coração. Obrigada
Finalista Curso TAS (SAP8)
Ao longo destes dois anos e meio muita coisa aconteceu e muitas memórias foram criadas. Quero agradecer à Iconefile por me ter dado a oportunidade de ter entrado neste curso. Com ele aprendi imensas coisas e graças aos excelentes formadores senti-me sem dúvida muito preparada quer para os estágios, quer para o mercado de trabalho. É uma escola com excelentes formadores, acima de tudo excelentes pessoas, sempre dispostas a ajudar os formandos. Mais que uma escola é uma família onde nos sentimos acolhidos e "em casa". Obrigada por estes anos de aprendizagem e crescimento pessoal e profissional.
Finalista Curso TAS (SAP8)
"Nesta casa somos verdadeiros, pedimos desculpa, divertimo-nos, damos segundas oportunidades, damos abraços, perdoamos, rimos alto, somos pacientes, amamos...somos uma família". Durante estes dois anos, foram muitas as aprendizagens. conselhos e momentos em que simplesmente pensamos "valeu a pena". Obrigada por tudo, por sermos uma família, pelo acolhimento, pelo "colinho" sempre que preciso. Obrigada a todos os colaboradores e professores, especialmente à Dra. Cristina por ser tão especial como é, à prof. Bete por ser a "luz" no meu caminho, à prof. Sofia por todos os conselhos, à Andreia e à Tânia pela simpatia e disponibilidade, à prof. Fernanda pela paciência e à nossa estrelinha pelas conversas que guardo no coração.
Finalista Curso TAS (SAP8)
"Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado". Obrigada Iconefile por estes 2 anos inesquecíveis. Obrigada pelos sorrisos, pelas lágrimas e pela aprendizagem marcante. Obrigada a todos os profissionais pela paciência que tiveram com a SAP8, pelos conselhos, carinho e amor e coragem. Para sempre em mim.
Finalista Curso TAS (SAP8)
Quero agradecer a todos por tudo o que fizeram, disseram... Aprendi imenso ao longo destes anos, fizeram-me ver coisas que ninguém fez. Agradeço por tudo e desejo-vos felicidades. Estarão sempre no meu coração e nunca serão esquecidos.
Finalista Curso TAS (SAP8)
VAGAS LIMITADAS
Preenche os dados abaixo. A nossa equipa entrará em contacto contigo brevemente.
Partilhe conhecimento!
Ao navegar, estará a consentir a sua utilização. Concordo Política de Cookies